Veja agora mesmo a nova edição #72 da Revista New Routes na íntegra!

Editorial NREu recomendoIdiomas pelo mundo

Eu recomendo? Eu quem? POSSO RECOMENDAR?

Do ponto de vista técnico profissional não, mas do ponto de vista de usuário, penso que sim. Meu nome é Nicolas Nassim Nader, tenho 65 anos, sou médico anestesiologista, nasci no Líbano, filho de pais libaneses e vim para o Brasil com quatro anos. Por instinto, desde pequeno, sempre procurei preservar a língua árabe, diferentemente de meus irmãos mais velhos que nunca se esforçaram para manter a linguagem nativa. Cresci procurando uma maneira de, sempre que possível, falar em árabe, fosse com meus pais ou com qualquer pessoa que encontrasse que falasse árabe. Me sentia feliz de poder falar e entender, embora jamais tivesse aprendido a ler e escrever em árabe. Quando estava com 33 anos voltei ao Líbano com minha mãe, que ainda vivia, e apesar da dificuldade, consegui me comunicar razoavelmente, apesar de não conseguir ler uma palavra sequer, no que era socorrido pela minha mãe.

No ano passado, sentindo a velhice chegar, me propus a ir ao Líbano com minha mulher e minhas duas filhas e logo me deparei com uma questão: como faria para ler placas e sinais sem minha mãe (já falecida)? Com as facilidades da internet cheguei até o Prof. Jihad M. Abou Ghouche, que me disse ser esse um projeto de médio a longo prazo. E sugeriu que eu exercitasse o pouco que já falava com um livro de sua autoria, Fale árabe em 20 lições, livro que apresentava um método de transcrição fonética da língua árabe. O idioma árabe conta com 28 letras, sendo que algumas não tem correspondência no alfabeto latino que conhecemos. Embora já exista essa técnica, que normalmente usa números para representar os fonemas que não tem correspondência latina, o Prof. Jihad a simplifica bastante, sem usar algarismos e com poucos sinais anexos às letras latinas. Isso associado a uma sequência bem lógica de palavras e expressões, com arquivos de áudio muito claros, em vinte lições com temas de interesse geral, como locais, comidas e bebidas, verbos, pronomes, indicativos de compra e passeio e visitação, quando lido e exercitado (o livro conta com um sem número de exercícios e tarefas de fixação) nos proporciona um forte esteio para falar e entender árabe, no Líbano, já que a língua árabe é falada em 21 países do norte da África ao Oriente Médio, cada qual com suas nuances e sotaques diferentes. 

O livro foi uma benção para me preparar para a viagem. Tive conhecimento de palavras e expressões que não conhecia, já que o árabe que eu falava e entendia era muito específico de uma região do Norte do Líbano e com a riqueza de vocabulário de uma criança de quatro anos. Me proporcionou segurança e tranquilidade para poder me comunicar e apresentar meu querido país de origem a minha mulher e minhas filhas. 

O sucesso de vendas e resultados do Fale Árabe em 20 lições nos trouxe o Fale Mais Árabe!, livro que é a continuação do primeiro, já com uma abordagem gramática mais elaborada e um vocabulário mais enriquecido. O livro traz maior aprofundamento e variações nas questões de relacionamento, identificação, uso de substantivos, adjetivos, verbos e preposições. Como o primeiro, conta com arquivos de áudio disponibilizados para acompanhamento das lições e exercícios, já acessíveis em plataformas digitais de áudio. 

Portanto posso recomendar com louvor! 

Canal do autor dos livros

A estrutura necessária para se comunicar em árabe, nos principais tempos verbais, é ensinada em 20 lições. Contém bancos de vocabulário separados por temas e exercícios de fixação com respostas no final do livro. A cada 5 lições, há uma lição de revisão geral. Áudio disponível nas plataformas spotify e deezer.

Falar árabe não é tão difícil quanto parece! Aliás, as regras do árabe falado são mais simples que as do português! Acredite! Através da transcrição fonética, é possível aprender a falar e entender rapidamente. A maior prova de tudo isso é este livro que esta em suas mão: o FALE MAIS ÁRABE! é a continuação do Fale árabe em 20 lições, que lançado em 2019 já vendeu milhares de exemplares e ensinou muita gente a falar árabe coloquial fluentemente! Árabe é uma das 6 línguas oficiais da ONU, idioma principal de 21 países, e é falada por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Aventure-se também! Você vai se surpreender! Áudio disponível nas plataformas spotify e deezer.

Related posts
AtividadesEditorial NRInglês

AN ACTIVITY TO TEACH ENGLISH USING SONGS

Editorial NRInglês

How do you say... in english?

Editorial NRInglês

Is there linguistic prejudice in ELT classes?

Editorial NRInglês

Bonnie Scotland

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.