Caro(a) professor(a) de idiomas,
Lecionar em cidades grandes não é fácil. As distâncias são longas e o trânsito complicado.
Lembro-me de ex-alunos meus que levavam cerca de 1hr30 para chegar na minha casa. O vínculo que existia entre nós era grande e este desconforto era superado por aulas leves e divertidas. Hoje, no entanto, não sei se seria possível manter um aluno por tanto tempo apesar da distância. Existem opções variadas de curso e uma ferramenta que veio para auxiliar professores e alunos que moram ou trabalham longe uns dos outros: o SKYPE.
Num curso de idiomas, este recurso nos permite trabalhar com a câmera (para uma maior aproximação do professor e aluno), o microfone (para a prática da fala e pronúncia), o teclado (para a prática da escrita), além dos links que podem ser obtidos na internet (com vídeos e sites interessantes).
Planejar uma aula Skype requer um tempo para pesquisa de vídeos e sites que podem ser encontrados no google ou youtube. É como se tivéssemos diante de um grande oceano (a internet) e soubéssemos “fisgar um peixe” (vídeos e sites) para nossos alunos. O professor precisa saber selecionar o conteúdo de acordo com o nível, interesse e faixa etária do estudante. Adotar um livro de gramática com as respostas, por exemplo, é uma forma de direcionar o curso, uma referência que pode ser elaborada com os recursos do Skype e internet. Baseando-se no livro, o professor pode planejar suas aulas, buscando vídeos ou links para discussão e ilustração do pontos gramaticais. Textos, áudio, vídeos podem ser obtidos na internet, sobre qualquer assunto.
Aulas Skype podem ser dinâmicas pelos recursos da internet.