Veja agora mesmo a nova edição #69 da Revista New Routes na íntegra

BlogCultura e Educação

7 dicas para encantar o seu aluno

7 dicas

A competição com a telinha do celular está bem acirrada hoje em dia. O que podemos fazer para engajar em sala de aula e aumentar a retenção dos alunos? Leia a seguir, sete dicas para encantar o seu aluno.

  1. Saiba tudo sobre o seu aluno
    O needs analysis é fundamental para conhecer e entender o perfil do aluno. Ouça atentamente e observe os medos, frustrações, desejos e sonhos. Leve em conta a história de cada um ao preparar a sua aula. Personalize.
  2. Mostre ao aluno que você o conhece muito bem
    Ao preparar a aula, inclua elementos mencionados por ele ex: nomes de familiares e amigos, profissão, histórias, hobbies, atividades diversas etc. Utilize essas informações para dar exemplos ou praticar a target language. Mantenha um clima familiar.
  3. Faça seu aluno se sentir à vontade e confortável nas aulasÉ importante que o aluno se sinta à vontade para falar de situações pessoais e sinta que ele está em um ambiente em que não será julgado. O aluno também precisa estar à vontade para falar e cometer erros.
  4. Prove ao seu aluno que ele pode confiar em você
    Alguns alunos tendem a testar o conhecimento do professor. Ao preparar cada aula, antecipe possíveis assuntos ou palavras que podem surgir aleatoriamente. Caso o aluno faça alguma pergunta que você não saiba, faça uma busca online ou anote e envie para ele, assim que possível. Demonstre que você está preparado para resolver a situação.
  5. Inicialmente, atenda às suas necessidades
    Este ponto é crucial para encantar o aluno. É importante que o professor entenda às necessidades do aluno para melhor adequar a sua aula. No entanto, nem sempre o que o aluno pede é o que ele necessita. O professor precisa estar confiante de que suas decisões trarão melhores resultados para o aluno.
  6. Surpreenda e supere suas expectativas
    Pequenas atitudes podem causar um grande impacto. Lembrar de situações importantes e memoráveis que o aluno compartilhou, demonstrar empatia, oferecer feedback positivo sempre que o aluno tiver sucesso em aula, celebrar uma conquista pessoal do aluno, enviar conteúdo extra ao longo da semana etc. Todas essas ações fazem com que o aluno se sinta especial e lembrado, quem não gosta de se sentir especial?
  7. Não deixe essa experiência terminar
    Torne cada aula uma experiência única. Diversifique as atividades, prepare aulas dinâmicas e utilize tecnologia. Quando você terminar a aula e o aluno disser: “Ahh mas já acabou?” Parabéns, você encantou seu aluno.
Related posts
Aconteceu no mercadoBlogCultura e Educação

38º Simpósio dos Centros Binacionais

BlogCultura e EducaçãoInglês

Dignity Studies Here!

BlogCultura e Educação

Como incentivar a leitura através da gamificação

BlogCultura e Educação

Como criar conteúdo para seus alunos em cada rede social?

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.