Veja agora mesmo a nova edição #70 da Revista New Routes na íntegra!
BlogO que há de novo

O que são EdTechs e como elas podem dar um up nas aulas?

As Edtechs estão chegando e cada vez mais farão parte do nosso dia a dia. No entanto, você sabe o que são e como elas funcionam? Neste artigo, vamos entender melhor esse mundo das startups.

Edtech é a fusão das palavras education e technology, ou seja, estamos falando de aplicativos, plataformas online, cursos digitais, gamificação, realidade virtual etc., voltados para a educação. Elas geralmente são startups: empresas inovadoras e escaláveis, que tem por objetivo resolver um problema do mercado e atender o maior número de pessoas possível.

Por que elas estão surgindo?

As Edtechs estão surgindo para sanar gaps na área de educação. Elas abrangem desde educação básica até a educação corporativa. Com uma pesquisa de mercado, elas fazem um levantamento de qual é a dor ou problema dos usuários e desenvolvem seus produtos ou serviços para melhor atendê-los.

Por exemplo, no Brasil, pesquisas mostram que apenas 5% da população tem conhecimentos da língua inglesa e desses, apenas 1% é realmente fluente. A dor do brasileiro é não falar inglês. Aí que está a oportunidade de negócio, criar uma solução que possa resolver esse problema. Como ajudar o brasileiro a falar?

Em conversas com Fernando Barcelini, sócio e diretor de Marketing da Realvi e Amaral Medeiros, head of growth do ChatClass, foi possível entender melhor como suas plataformas e ferramentas podem auxiliar o aluno e o professor nessa jornada.

A Realvi (link: https://www.realvi.com/) é uma plataforma de realidade virtual e aumentada, que simula situações reais do dia a dia. Com os óculos de realidade virtual, os alunos tem a oportunidade de explorar diversos ambientes, como visitar os patrimônios históricos do Brasil e do mundo. Durante as atividades, os alunos interagem com personagens em um ambiente virtual e suas falas são gravadas. Além de poder acompanhar o progresso individual de cada aluno, o professor tem acesso a uma plataforma com material de apoio. O conteúdo está alinhado à BNCC e atende escolas bilíngues, do 1o ao 9o ano.

O ChatClass (Link: https://my.chatclass.com.br/login) é um assistente digital (robô) acessível pelo Whatsapp. Os professores podem criar turmas e os alunos fazem atividades de inglês no próprio aplicativo. O robô usa inteligência artificial para analisar e corrigir pronúncia e interagir com o aluno. A empresa também oferece ferramentas online para o acompanhamento do desempenho pedagógico da turma e conecta com outros alunos ao redor do mundo.

Um estudo realizado pelo ChatClass com 130.000 alunos e 6.000 professores em 2019 mostrou que o papel do professor na adoção e utilização dos recursos é fundamental para motivar e ampliar o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula. O estudo mostra que o acompanhamento do professor pode aumentar em até 95% a interação dos alunos.

Tecnologia e formação dos professores

Ambas as empresas oferecem treinamentos para que os professores possam usar suas soluções. Entretanto, é fundamental que o profissional da educação se mantenha atualizado sobre as novas tecnologias. Hoje em dia, há cursos online, webinars, podcasts, eventos nos quais a inovação na aprendizagem é discutida e compartilhada. Esses recursos estão ao alcance da grande maioria da população, basta estar conectado à internet. As escolas também podem recorrer a essas fontes para promover e divulgar programas de capacitação para o corpo docente.

Em conclusão, as EdTechs podem ampliar o conhecimento e exponencializar a independência e o progresso individual do aluno, o treinamento e engajamento do professor são primordiais.

Agora que você já sabe o que são edtechs, escolha uma para chamar de sua (ou algumas) e deixe suas aulas muito mais dinâmicas e divertidas.

BIO

Elaine Oliveira é fundadora da ProfHaus. Empreendedora educacional há 11 anos, é formada em Letras, residiu em Londres por seis anos, possui especialização em fonética pela University College London e os certificados Train The Trainer, CPE e CELTA. Em sua experiência profissional, trabalhou para escolas como CELLEP e BERLITZ e liderou o Startup Weekend Academy 2019. Autora do e-book “O Segredo do Sucesso das Aulas Particulares”, possui experiência e cursos na área de gestão, negociação e empreendedorismo pelo SENAC e SEBRAE.

Related posts
Blog

O Fantasma do Aprendizado por Projetos em língua estrangeira

BlogCultura e EducaçãoInglêsNews

Material for online lessons

BlogInglêsWebinar

Teaching the learner and not the plan

BlogNews

Mulher do futuro

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.