Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

Aconteceu no mercadoFrancês

Colóquio Pedagógico

Aliança Francesa de São Paulo realiza a 19ª edição do Colóquio Pedagógico para professores e pedagogos em todo o Brasil.

O evento trabalha a língua francesa como competência estratégica e reúne especialistas em FLE (Francês Língua Estrangeira) junto à primeira edição do Rencontre FLE, da editora Maison des Langues

O francês é um idioma em ascensão, com mais de 300 milhões de francófonos nos cinco continentes. Atualmente, a língua francesa é a terceira mais demandada no mercado de trabalho brasileiro, visto o número de empresas francesas estabelecidas no país. Mais de 500 mil empregos foram gerados por multinacionais da França no Brasil.

Diante desse cenário, a Aliança Francesa de São Paulo retoma seu Colóquio Pedagógico, que chega a sua 19ª edição em 2020. Na programação, a renovação didática, evolução linguística e políticas para o idioma fazem parte das conferências e ateliês.

Estratégia para o amanhã

Com o tema “Le français : compétence d’aujourd’hui, stratégies pour demain” (o francês: competência de hoje, estratégia para o amanhã), o Colóquio Pedagógico aborda o plurilinguismo e a variação interlinguística como forma de rentabilizar conhecimento para línguas de origem comum, como no caso do francês e português. O tema será tratado pela Professora Mariana Favre Fonseca, da Universidade de Genebra (Suíça). Nessa edição, professores das universidades de Lille (França), Bruxelas e Louvain (Bélgica), Montreal e Acadia (Canadá) completam a programação.

A Francofonia e seus aspectos culturais também integram as discussões do Colóquio, que trará um balanço sobre o cenário francófono no Brasil e no mundo, além das oportunidades de mobilidade e ações para o desenvolvimento do ensino de línguas estrangeiras no país.

Professores em classe

Mais de 34 ateliês compõem as atividades do Colóquio, que se junta ao Rencontre FLE da editora Maison des Langues. Trata-se do primeiro evento FLE (Francês Língua Estrangeira) no calendário nacional, e reúne pedagogos, pesquisadores, professores e alunos de francês da rede pública e privada do Brasil.

O evento é uma oportunidade para esse público trocar práticas e discutir as diferentes realidades sobre o ensino do francês em suas comunidades.

Encontro com Djamila Ribeiro

Com dois livros publicados na França e convidada do governo francês para o programa “personalidade do amanhã”, a filósofa e acadêmica Djamila Ribeiro realiza a conferência de abertura com uma abordagem intercultural e incentivo para profissionais do ensino.

Ela vai compartilhar sua experiência como escritora, falar sobre a importância de ter suas obras traduzidas, identidade cultural e ativismo social.

O Colóquio Pedagógico da Aliança Francesa de São Paulo e Rencontre FLE também contará com a presença do Cônsul Geral da França em São Paulo, o sr. Brieuc Pont, Cônsul Geral da Suíça em São Paulo, o sr. Michael Schweizer, Cônsul Geral da Bélgica, o sr. Matthieu Brandersavec, e a diretora interina do Escritório do Québec em São Paulo, a sra. Thais Aun.

Entrada gratuita e Inscrições

O 19º Colóquio Pedagógico da Aliança Francesa e Rencontre FLE acontece nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, na Unidade Centro da Aliança Francesa de São Paulo.

As inscrições estão abertas pelo site

As inscrições estão abertas pelo site aliancafrancesa.com.br/colloque, com tarifas gratuitas para professores da rede pública de ensino e Alianças Francesas no Brasil. Para o público geral, os valores vão até R$ 286,00.

Serviço
19º Colóquio Pedagógico da Aliança Francesa de São Paulo

De 17 a 19 de fevereiro de 2020
Das 9h às 18h
Aliança Francesa de São Paulo – Unidade Centro
Rua General Jardim, 182, Vila Buarque
Inscrições: aliancafrancesa.com.br/colloque

Programação completa de Conferências e Ateliers:
aliancafrancesa.com.br/colloque/programme2020/

Informações: (11) 3017-5699

Sobre a Aliança Francesa

Desde 1934, a Aliança Francesa de São Paulo mantém sua sede no centro da capital paulista, desenvolvendo-se em decorrência do interesse do público, das universidades e colégios, e endereços icônicos como a Avenida Paulista. Com a missão de divulgar a língua francesa e cultura francófona, a Aliança Francesa foi fundada em Paris no ano de 1883. Em São Paulo, a instituição é a única reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional na França para aplicação das provas de certificações de proficiência, como os Diplomas DELF/DALF. Com aulas interativas e uso de ferramentas como tablets e lousa eletrônica, o público também pode vivenciar a diversidade da cultura francófona com atividades que envolvem o Teatro Aliança Francesa, cinema e música, além de ter acesso à TV5MONDE EDU, ao acervo da Biblioteca Multimídia Claudie Monteil e Culturethèque.

www.aliancafrancesa.com.br
comunicacao@aliancafrancesa.com.br
www.facebook.com/AliancaFrancesa
Instagram @aliancafrancesasp


Related posts
Editorial NRFrancês

O francês “québécois”: o que é, como é e por que é interessante aprendê-lo?

FrancêsIdiomas pelo mundo

Les technologies mobiles au service de l’extension des opportunités d’apprentissage:

Aconteceu no mercadoBlogCultura e Educação

38º Simpósio dos Centros Binacionais

Aconteceu no mercadoBlog

Veja os eventos que marcamos presença - Julho

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.