Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

BlogInglês

É preciso diminuir a distância entre prática e teoria no treinamento dos professores de inglês

Para Vinicius Nobre, autor de “Getting into Teacher Education” (Cengage Learning), o educador de língua estrangeira não pode se tornar mero repetidor de esquemas pedagógicos, mas um profissional com autonomia e senso crítico
Entre a prática na sala de aula e os fundamentos teóricos na formação dos educadores de línguas estrangeiras, como obter o melhor dos seus professores de inglês? A verdade é que o treinamento desse profissional ainda é feito de maneira bastante informal no Brasil.
Para Vinicius Nobre, gerente-acadêmico da Associação Cultura Inglesa de São Paulo, “a capacitação de professores, hoje, é dividida em dois grandes grupos: certificações internacionais e cursos livres, que possuem foco muito maior na prática, por vezes em detrimento da teoria. Uma segunda vertente, composta pelas pós-graduações e outros cursos universitários estão na outra ponta desse universo, oferecendo um enfoque muito teórico.”
De acordo com o educador, mesmo as práticas reflexivas nas faculdades, em especializações, quando é proposto que se pense sobre a aula que o professor deu, criam distanciamento. “O orientador, que muitas vezes deixou de atuar como professor de idioma há muito tempo, não assistiu à aula do orientando, e acaba por repetir modelos ultrapassados que recebeu, sem propor uma visão mais crítica e realista da sua prática”, acredita.
“Por esse distanciamento entre a prática e a teoria, junto da informalidade do mercado de trabalho, existem grandes lacunas a serem preenchidas. Existe uma carência enorme no desenvolvimento do professor, que deve estar preparado para a atividade de lecionar no presente e no futuro, apresentando técnicas mais relevantes”, afirma. Para Nobre, alguns dos principais requisitos do professor de línguas são justamente a autonomia e a visão crítica para customizar a experiência do aluno, para que a classe sinta a aula como uma experiência única.
Junto com Catarina Pontes, coordenadora-acadêmica da Associação Cultura Inglesa de São Paulo, ele assina o livro Getting into Teacher Education: A Handbook, um guia prático para professores de idiomas que querem se tornar treinadores de outros professores, publicado pela Cengage Learning.
A obra discorre sobre os caminhos mais comuns percorridos para se tornar um treinador e os desafios e dificuldades que a nova posição poderá trazer ao profissional, destacando também abordagens para o treinamento, métodos de planejamento das lições que devem ser aplicadas aos professores iniciantes e dicas sobre como fornecer feedback aos profissionais em treinamento. Os capítulos finais são voltados a dicas de desenvolvimento profissional para os próprios treinadores
A Cengage Learning disponibiliza, gratuitamente, o primeiro capítulo deste lançamento em: https://goo.gl/isqBJJ. O livro está disponível nas melhores livrarias do País.
 

Related posts
Inglês

How can our lessons be even more intercultural?

Book ReviewInglês

Making Connections: A Practical Guide to Online Intercultural Exchanges

Editorial NRInglês

Ready for Carnival? Learn how the whole world fell in love with the celebration of joy and extravagance

Editorial NRInglês

Very British expressions. How many do you know?

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.