Veja agora mesmo a nova edição #72 da Revista New Routes na íntegra!

Eu recomendoInglês

Wider World – American Edition

A procura de uma série didática nunca foi uma tarefa fácil. Muitas vezes, o sentimento quando analisamos um material novo é o de que já o vimos antes ou ele lembra uma série conhecida, mas repaginada. A série American Wider World trouxe uma grata novidade neste momento para o ensino fundamental II, ou faixa etária equivalente. 

Quando analisamos uma série nova, é de conhecimento comum que há vários aspectos para levarmos em consideração, mas vou focar em dois deles: as inovações e a aplicabilidade da série. Um ponto importante é que a série já está alinhada com a BNCC e com o CEFR (Common European Framework, ou Quadro Europeu Comum), o que contribui na escolha do nível certo para cada grupo. Ela conta com 5 livros, do Starter A1 até o B1+ (level 4). 

Primeiro, há uma progressão de idioma realista e gradual que leva em consideração a idade e o desenvolvimento intelectual do aluno. É estabelecida uma programação espiralada sem atropelos, focando na produção tanto oral como escrita, sem se concentrar na gramática. Existe também uma grande preocupação no desenvolvimento de vocabulário, sempre contextualizado e com um propósito real de comunicação. Nas unidades, as seções são claras, o que facilita muito o trabalho dos professores e dos alunos: reading and vocabulary, listening and vocabulary, dentre outras. Isso permite que o aluno, em seu momento de estudo, consiga se organizar melhor e mais rápido. Uma lista de termos ao final de cada unidade com alguns exercícios contextualizados favorece e incentiva o desenvolvimento e a reciclagem do vocabulário estudado. Ainda, algo muito interessante é a seção And you?; ao final de várias atividades, ela é uma oportunidade de o aluno registrar com as próprias palavras, de maneira simples e efetiva, o que estudou. 

Um grande salto nessa série são os vídeos. Há dois tipos deles: BBC Culture e Grammar Vox Pop. Muitas vezes, os vídeos produzidos para cursos de idiomas são muito artificiais e costumam ser motivo de risadas e comentários negativos dos alunos, e mesmo dos professores. Já os vídeos Vox Pop são verdadeiros, com entrevistas reais e sem as típicas falas artificiais. Neles, pedestres são abordados espontaneamente, sem edições ou adaptações. Já os vídeos BBC Cultures são excertos de documentários que trazem, além da prática do idioma, uma fonte de informação de altíssima qualidade. 

A questão central, aqui, é a implementação de um novo material didático que requer, por parte do professor, um trabalho minucioso para não haver nenhum prejuízo no aprendizado. O professor precisa de uma série que venha a auxiliar, e não dificultar seu dia a dia. Como a série deixa claros os objetivos das atividades e disponibiliza recursos extras, o professor tem no material tudo de que necessita para proporcionar a seus alunos aulas dinâmicas e várias oportunidades para o estudo. 

Outro diferencial é o excelente recurso digital. O acesso é simples e as opções, inúmeras. De qualquer forma, as ferramentas que os professores mais utilizam diariamente são de fácil entendimento, o que dinamiza a aula. Um ponto inovador é a possibilidade de apresentação: é possível escolher entre a preparação e a apresentação da aula no mesmo site. A série também traz sugestões de programação, bimestral e trimestral. Esse recurso é uma grande ajuda para a organização do planejamento anual.

Wider World reflects the way that today´s teens access information and entertainment: from the internet, using personal devices such as tablets, laptops and mobiles. The content and the style in which it is presented is designed to inspire and challenge teenagers. By interacting with the content, rather than just practising, students acquire the language at a deeper cognitive level.

he Students´ Book contains: Eight units with 70–100 hours of teaching material plus a Welcome Unit. Clear lesson objectives (“I can …”) taken from the Global Scale of English (GSE). Thorough vocabulary learning program with motivating presentations and helpful wordlists. Two types of grammar modeling, a photo story for contextualization followed by a comic strip in the Get Grammar section, acknowledge the needs of younger students. Reading comprehension work presents texts in different genres and develops strategies. Writing tasks follow a process approach, in which students brainstorm ideas, write a draft, and share it with a peer before creating a final version of their text. Four BBC Culture lessons with BBC videos and projects. CLIL lesson in every unit. Language review at the end of every unit and Skills Review for every two units. Workbook units with additional grammar, vocabulary, and skills practice to reinforce the Students’ Book content.

The Students´ Book contains: Eight units with 70–100 hours of teaching material, plus a Welcome Unit. Clear lesson objectives (“I can …”) taken from the Global Scale of English (GSE). Thorough vocabulary learning program with motivating presentations and helpful wordlists. Two types of grammar modeling, a photo story for contextualization followed by a comic strip in the Get Grammar section, acknowledge the needs of younger students. Reading comprehension work presents texts in different genres and develops strategies. Writing tasks follow a process approach, in which students brainstorm ideas, write a draft, and share it with a peer before creating a final version of their text. Four BBC Culture lessons with BBC videos and projects. CLIL lesson in every unit. Language review at the end of every unit and Skills Review for every two units. Workbook units with additional grammar, vocabulary, and skills practice to reinforce the Students’ Book content.

The Students´ Book contains: Eight units with 70–100 hours of teaching material plus a Welcome Unit. Clear lesson objectives (“I can …”) taken from the Global Scale of English (GSE). Thorough vocabulary learning program with motivating presentations and helpful wordlists. Two types of grammar modeling, a photo story for contextualization followed by a comic strip in the Get Grammar section, acknowledge the needs of younger students. Reading comprehension work presents texts in different genres and develops strategies. Writing tasks follow a process approach, in which students brainstorm ideas, write a draft, and share it with a peer before creating a final version of their text. Four BBC Culture lessons with BBC videos and projects. CLIL lesson in every unit. Language review at the end of every unit and Skills Review for every two units. Workbook units with additional grammar, vocabulary, and skills practice to reinforce the Students’ Book content.

Search Results Translation result Portuguese English Oito unidades com 70 a 100 horas de material didático, além de uma unidade de boas-vindas. Objetivos claros da lição (“Eu posso…”) extraídos da Escala Global de Inglês (GSE). Programa completo de aprendizado de vocabulário, com apresentações motivadoras e listas de palavras úteis. Dois tipos de modelagem gramatical, uma história fotográfica para contextualização seguida por uma história em quadrinhos na seção Obter gramática, reconhecem as necessidades dos alunos mais jovens. O trabalho de compreensão de leitura apresenta textos em diferentes gêneros e desenvolve estratégias. As tarefas de escrita seguem uma abordagem de processo, na qual os alunos debatem idéias, escrevem um rascunho e o compartilham com um colega antes de criar uma versão final do texto. Quatro aulas de cultura da BBC com vídeos e projetos da BBC. Lição CLIL em todas as unidades. Revisão de idiomas no final de cada unidade e Revisão de Habilidades para cada duas unidades. Unidades de pasta de trabalho com gramática, vocabulário e habilidades adicionais para praticar o conteúdo do livro dos alunos.

THE AUTHOR 

FERNANDO CALCAGNI SARTORI possui graduação em Letras e pós-graduação pela University of Birmingham em ensino de Inglês. Possui várias certificações internacionais de renomados institutos no Reino Unido. Tem trabalhado com exames internacionais como examinador e teacher trainer. Atualmente, é coordenador de Inglês do Colégio Agostiniano Mendel e assessor pedagógico da Seven Idiomas. 

Related posts
Disal IndicaEditorial NRInglês

Disal Indica - Inglês de Rua/American Slang

Editorial NREu recomendoInglês

STORY-BASED LANGUAGE TEACHING

BlogInglês

Empathy – it is all about windows and mirrors

AcervoEditorial NRInglês

TEACHING UNPLUGGED (IN A TECHNOLOGICAL ERA)

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.