Nova edição da Revista New Routes: Acesse agora mesmo a edição #68 da Revista New Routes na íntegra!

Editorial NREu recomendo

★ Metro

A escolha de um livro didático não é uma tarefa fácil, mesmo para um professor com experiência. Talvez este seja o principal motivo pelo qual nos apegamos a alguns livros ou coleções, afinal, não se muda o time que está ganhando.

Durante vários anos usei o a coleção ENGAGE da Oxford. Quando estava pensando em mudar de livro, foi lançada a segunda edição, mais enxuta e agradável. Isso me levou a acreditar mais uma vez e a continuar com o ENGAGE.

Algum tempo depois recebi um e-mail onde fui convidada para participar do uso de um protótipo da coleção METRO. Como não havia feito nada assim, resolvi aceitar o convite. Após ser devidamente autorizada pela coordenação da escola em que trabalho, conversei com uma das minhas salas de sétimo ano e eles embarcaram comigo neste teste. Fizemos as 4 aulas propostas e pude sentir neles empenho e satisfação. 

Dois anos depois o METRO foi lançado oficialmente e assim que pude analisar a coleção por inteiro vi que estava na hora de mudar.

Esta coleção tem um atrativo visual muito bom. Os vídeos de introdução de cada unidade instigam os alunos a querer saber mais, a debater o ocorrido e até mesmo a indignar-se com algumas das situações. Esta introdução desperta a curiosidade e abre caminho para o conteúdo da unidade. 

A coleção METRO conta com várias plataformas. Além do livro físico, há o “classroom presentation tool” que pode ser usado online em lousa interativa ou apenas com o projetor, recursos para o professor como extra “reading”, “grammar”, testes que podem ser reconfigurados e adaptados conforme o que foi trabalhado. Para os estudantes existe o “metro online homework” que são atividades diversas relacionadas com cada unidade. Eu gosto muito de usar como revisão antes das provas porque é uma forma diferente de se fazer vários exercícios. Os alunos acessam o site e fazem em qualquer computador. Como são autocorretivos, fica fácil de saber o quanto estão progredindo.

A coleção também apresenta textos com pessoas reais e isso faz com que eles apreciem as atividades. Quando fizemos um “listening” sobre Bethany Mota, alguns alunos questionaram se ela era de verdade. Então, imediatamente, acessei o canal dela e mostrei um vídeo. Eles ficaram encantados.

Embora tenha apenas 2 aulas por semana, tento oferecer o máximo de experiência possível na língua inglesa. Os conteúdos de writing, culture e cross-curricular e os vídeos finais de cada unidade são muito bons para visitar a língua de uma forma interessante e agradável.

Este é o meu segundo ano com o METRO da Oxford e já tenho certeza de que minha escolha foi acertada porque posso ver o progresso e satisfação dos alunos. Alunos motivados aprendem mais e melhor. 

PROFA. PASCHOA LUIZA POLISEL DE SOUSA 

PROFa. PASCHOA LUIZA POLISEL DE SOUSA Formada em letras pela Fundação Santo André Pós graduação em língua inglesa pela Universidade Metodista. CAE Certificate.

Related posts
Disal IndicaEditorial NR

★ Content and Language Integrated Learning PB CLIL

Cultura e EducaçãoEditorial NR

★Atividades pedagógicas no ensino de competências para o século XXI

AtividadesEditorial NRInglês

★ British nosh

Cultura e EducaçãoEditorial NRInglês

★ Classroom management tips for teaching english to young learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.