No colégio em que trabalho, embora os alunos tenham contato com a língua inglesa desde os 3 anos, apenas quando têm 6, 7 anos passam a ter duas aulas semanais. A série Guess What! foi escolhida pensando em um material denso para preparar nossos alunos a chegarem ao 6o. ano (11 anos de idade) já no nível A1 (segundo CEFRL).
O material traz assuntos atuais; vídeos com imagens cativantes, histórias, canções, parlendas, atividades de conversação/dramatização; propõe discussões atuais e imperativas de serem tratadas em sala de aula e proporciona muita interação. Há, ainda, atividades de pronúncia em todas as unidades. As unidades são sempre encerradas com aulas CLIL com um vídeo e uma sugestão de atividade hands on na qual os alunos fazem / constroem algo ou trabalham em grupos em um determinado projeto.
Os recursos online são um grande diferencial. A adoção do material permite que os alunos participem de uma sala online na qual o professor pode monitorar seus progressos e os responsáveis têm a possibilidade de acompanhar todo o curso.
Com a série Guess What! os alunos têm a possibilidade de desenvolverem as 4 habilidades (ler, escrever, falar e escutar) de maneira equilibrada e progressiva respeitando as faixas etárias.
Usamos Guess What! desde 2016 e além de os alunos e eu nos divertirmos, pude legitimar a eficiência, pois anopassado, apenas dois anos após adotarmos o material, os alunos do level 4 fizeram uma simulação do exame Movers, nível para o qual só estariam plenamente preparados com, pelo menos, mais um ano de estudo.
O resultado apontou que todos nossos alunos já se encontram no nível A1. Uma constatação incrível para a realidade de um colégio não bilíngue com duas aulas semanais. Ou seja, Guess What!, além de divertido, motivador e atrativo, nos ajuda a desenvolver um trabalho coerente, agradável e de excelência. Como professora, além de me sentir segura de que há um trabalho sólido estar sendo desenvolvido, tenho a satisfação de não me sentir apenas professora de língua estrangeira, pois os temas e valores abordados me fazem explorar meu lado educadora. Posso tratar desde assuntos sobre preservação do meio ambiente a alimentação saudável. Por vezes me sinto professora de História, Ciências, Matemática, Geografia, Artes… É delicioso experimentar minhas diferentes facetas.
Ariadne C. Nascimento é bacharel em tradução Inglês/Francês. Possui licenciatura plena em Inglês, Francês e Português, além de ser mestre em Literatura.
Atua como Cambridge oral examiner. Ela leciona no Colégio Santo Agostinho em São Paulo onde estudou a vida toda. Mãe de 3 filhos.