Veja agora mesmo a nova edição #71 da Revista New Routes na íntegra!

BlogDisal Indica

Disal indica – Batendo Papo – Fale E Aprenda De Maneira Interativa

Realizar o sonho de escrever um livro,

Existe um pensamento de que para realização pessoal, uma pessoa precisa cumprir essas três ações: escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. A produção de um livro parece ser a mais difícil de alcançar, pois exige tempo e muita criatividade. Mas, às vezes, a vida nos coloca em momentos oportunos que nos mostra que esse sonho não é tão difícil como acreditamos.  Foi o que aconteceu com as autoras do livro Batendo Papo – Fale e aprenda de maneira interativa.  Andrea Gaui e Vanessa Fonseca Babini, duas professoras conectadas pelo LinkedIn, com histórias diferentes, porém, com o objetivo em comum: melhorar o ensino de português como língua estrangeira.

O livro foi criado tendo por base duas realidades que elas vivenciavam em sala de aula. A necessidade dos alunos desenvolverem a produção oral de uma maneira menos mecânica e mais próxima da realidade brasileira, e a falta no mercado de um material que abrangesse não somente gramática e escrita, mas também, as habilidades de fala e conversação.  

Cada uma já fazia por si os materiais usados em sala de aula, mas quando se reuniram, decidiram compilar esse material. A Andrea, como professora de português no exterior, sofria com a falta de material e tinha que usar da criatividade em suas aulas para torná-las mais dinâmicas e interessantes. A Vanessa, por sua vez, veio de uma experiência com altos executivos expatriados em São Paulo, cujas aulas tinham que ser personalizadas e precisavam ser adequadas ao contexto de vida deles. Ambas adeptas a uma metodologia mais ativa, juntaram suas ideias e com muito bate-papo, trocas e parceria, nasceu o livro Batendo-Papo – fale e aprenda de uma maneira interativa.

Com 45 atividades, o livro estimula o aluno a falar e interagir, aprendendo cultura e vocabulário brasileiros. Foi pensando para ajudar o professor a ter uma aula mais dinâmica e fazer com que os alunos mais tímidos possam falar. Lembrando que o professor é peça fundamental para que o livro dê os resultados esperados, já que ele deve ser usado como um material complementar de aula e o professor deve ser um mediador para a compreensão e assimilação do conteúdo.

A realização desse sonho só foi possível porque existiu uma troca e uma abertura das professoras, além de tudo um grande comprometimento. E se você professor, que está lendo este artigo, gostou da história e deseja compartilhar alguma ideia, ou realizar o mesmo sonho, espera-se que este artigo sirva de inspiração!

Com a intenção de tonar a aula mais dinâmica, este livro foi pensado para facilitar o professor de PLE (Português Língua Estrangeira) no planejamento da aula, ao fazer com que o aluno aprenda alguns aspectos gramaticais e desenvolva a capacidade de conversação, de uma maneira fácil e interativa. Passando pelos três níveis (básico, intermediário e avançado), o livro possui 45 atividades que abordam tópicos gramaticais e/ou utilizam alguns aspectos do contexto da realidade brasileira. É certo que com essas atividades, além de o aluno se desenvolver, aprenderá algumas das curiosidades sobre a cultura e costumes brasileiros.

Bibliografia

Vanessa é graduada em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e também é graduada em Letras – habilitação Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo. Atualmente, faz Mestrado em Linguística pelo Mackenzie e trabalha como professora de Português Segunda Língua no Instituto Aracatu, onde também é Coordenadora Pedagógica. Sua verdadeira paixão é transmitir conhecimento e trocar experiências culturais com seus alunos.

Filha de mãe chilena e pai brasileiro, com anos de vivência no Chile, Andrea leciona espanhol há mais de 15 anos. Em 2009, durante sua estadia em Beijing, China, deu início ao ensino de português como segunda língua. Nesse período (2009-2011), devido ao escasso material didático, se dedicou a produzir materiais complementares para suas aulas. É formada em Administração de empresas pela Universidade Paulista – UNIP e pós- graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Uma eterna apaixonada pelo ensino de línguas e diferentes culturas e uma entusiasta do ensino lúdico para todas as idades.

Related posts
Disal IndicaEditorial NRInglês

Disal Indica - Blended Learning

BlogInglês

Are we teaching adults the same way we teach children?

Blog

A mulher, mãe, da pandemia – Covid19.

BlogInglês

How does that sound?

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.