Nos tempos atuais, com o acirramento da globalização, presencia-se uma alteração substantiva no panorama social, cultural e linguístico mundial. É notória a expansão do ensino de algumas línguas, compreendidas como bens culturais de muito valor no mercado linguístico. Ao longo dos últimos anos, no Brasil, país marcadamente multilíngue e constituído por povos de origens diversas, o ensino de línguas vem sofrendo inúmeras mudanças. Evidencia-se um crescimento significativo, no Brasil, de escolas bilíngues que têm como meio de instrução línguas de prestígio.
Este é o primeiro livro sobre a educação bilíngue no Brasil, escrito por pesquisadores brasileiros, sobre o cenário nacional. Os textos que compõem este livro colocam o foco em nosso contexto que em muito se diferencia de outros nos quais também assistimos ao crescimento da educação bilíngue. O livro é resultado de uma atividade coletiva de sete pesquisadores que atuam na formação de professores para escolas bilíngues brasileiras e que também ocupam, em seus fazeres diários, a posição de professores, coordenadores e assessores dessas instituições.
Organizado por Antonieta Megale, Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Pedagoga. Bacharel em Comunicação Social. Coordenadora e Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu do Instituto Singularidades “Educação Bilíngue: desafios e possibilidades”, desde 2011. Coordenadora dos Cursos de Extensão do Instituto Singularidades, desde 2016. É professora dos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Letras-LP e Licenciatura em Matemática. Tem experiência na Educação Básica como Coordenadora Pedagógica da área de Língua Inglesa. Tem experiência como assessora pedagógica de escolas bilíngues e regulares e na área de elaboração e revisão de materiais didáticos de Língua Inglesa para a Educação Básica.