Veja agora mesmo a nova edição #72 da Revista New Routes na íntegra!

BilinguismoCultura e Educação

Como escolher uma escola bilingue?

Você sabe diferenciar e o que avaliar na hora de escolher a escola bilingue ideal para o seu filho?
Atualmente, há quatro tipos de escolas bilingues no Brasil, que se diferenciam pela maneira como a aplicação do idioma estrangeiro é realizada durante a programação.

Nas escolas por imersão, as aulas de inglês são aplicadas diariamente por aproximadamente duas horas, com alguns conteúdos ensinados em inglês. Há também o Programa Bilíngue. Nesse, a escola compra um programa de aprendizado, com conteúdo reduzido e a carga horária é de duas horas por dia, em média.

A terceira modalidade é conhecida por Intensidade, em que o inglês é ensinado por 45 minutos, diariamente. Aproxima-se da maneira em que o idioma era ensinado no Brasil pelas escolas tradicionais.

Há ainda as Escolas Internacionais. Normalmente são escolas britânicas, americanas, suíças ou francesas, por exemplo.

Pensando nos três primeiros tipos de escola, a escolha deve considerar alguns aspectos, como qual o tempo de inglês aplicado, se o conteúdo será oferecido em inglês durante as aulas, como o aluno será engajado, qual a história da escola etc.

Muitas escolas, incluindo Escolas Bilingues, usam temas que inserem as crianças no contexto de maneira mais básica, apresentando temas nas aulas de inglês aos quais as crianças já são minimamente familiarizadas, como esportes, músicas, meio ambiente e festivais. Por outro lado, há escolas que propõem o ensino das demais matérias diretamente em inglês. Nesse contexto, o ensino de novas matérias as quais a criança não tem nenhum conhecimento antecipado em língua portuguesa. Dessa forma, a criança passa a prestar mais atenção ao conteúdo da aula para interpretar os conceitos e aplicar a nova linguagem, o que torna a fixação do inglês muito mais intensa, tornando os níveis de proficiência e fluência mais altos.

No momento da escolha da escola é necessário considerar também quais os padrões de avaliação, as estratégias e a frequência dessas avaliações – incluindo avaliações orais, para que a escola apresente o progresso do aluno, visto que um dos mais importantes aspectos quando falamos em matricular uma criança em escola bilingue é que o aluno se torne bilingue e bi letrado, além do contato direto com os demais aspectos da cultura.

O modo como a escola seleciona os professores do seu corpo docente também é fundamental, visto que a fluência e a proficiência somadas a maneira como o ensino será praticado refletem diretamente nos resultados das aulas. Isso não significa que a contratação deve priorizar um professor estrangeiro, mas sim optar por aqueles que tenham os melhores aperfeiçoamentos profissionais.

A comunidade criada pela escola deve envolver a todos, visto que o ambiente escolar é parte da formação social e da construção da personalidade e da identidade de cada aluno. Aqui, o engajamento é relevante desde o momento das aulas até os eventos realizados, como festas e
feiras de eventos, por exemplo.

Veja também o vídeo:

Como escolher uma escola bilíngue? – Lyle French

COMO ESCOLHER UMA ESCOLA BILÍNGUE?O que os pais precisam ficar atentos na educação bilíngue dos filhos?Nosso Head de Educação Lyle French orienta os pais neste primeiro vídeo da nossa série sobre educação bilíngue.Gostou? Compartilhe e marque os amigos!

Posted by Rhyzos Educação on Wednesday, December 18, 2019

Related posts
BlogCultura e EducaçãoInglês

Building with authentic materials

BlogCultura e Educação

Guia pedagógico para famílias

BlogCultura e Educação

Entendendo o texto, hoje: multiletramentos na escola

Cultura e EducaçãoDisal Indica

Disal Indica - Guia Especial Robótica com Sucata para todos

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.