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Como aprender a pronunciar vogais nasais intuitivamente e sem traumas

Uma das maiores dificuldades encontradas por estudantes de português como língua estrangeira é aprender os fonemas e a entoação do português. Isso se torna ainda mais proeminente quando os mesmos não existem na língua nativa do aluno. Para os meus alunos dos níveis A1 e A2, por exemplo, um dos maiores desafios é o de aprender as vogais nasais. O exercício apresentado aqui propõe ajudar alunos falantes de inglês a aperfeiçoar a pronúncia desse tipo de vogais. A atividade, aqui descrita, é ideal para aluno dos níveis A1 e A2. Por ser uma atividade intuitiva, ela é ideal para professores com um conhecimento básico de inglês e pouca experiência em fonética.

Antes de começar, quero que levem em consideração o fato de que eu ensino um grupo de alunos que são falantes proficientes ou nativos de inglês britânico. É claro que se a minha sala de aula fosse composta por falantes de línguas diferentes a atividade descrita neste texto seria diferente. Nos parágrafos seguintes, explicarei passo a passo como eu ensino vogais nasais.

Antes de começarmos a nos divertir

1)Antes de mais nada, os alunos precisam saber como produzir o som. A figura abaixo ajuda o aluno associar o seu aparelho fonador ao o da imagem (veja fig, 1), mostrada em um slide de PowerPoint.

Fig.1 Iustração do aparelho fonador retirada do site
https://www.colegioweb.com.br/fonologia/esquema-do-aparelho-fonador.html
acessado em 13/02/2019.

2)Primeiro, eu explico que as vogais nasais são produzidas quando ar sai pela boca e pelo nariz. Tal fenômeno ocorre ao desbloquearmos a passagem de ar até o nariz. Isso acontece quando abaixamos o palato mole (ou véu palatino) para desbloquear a úvula (aquele pedacinho de tecido que fica pendurado no final da nossa garganta).

O início da diversão: a produção do som

3)Eu digo aos meus alunos que quando uma pessoa diz a palavra ‘bringing’, o ‘ng’ no final da palavra é produzido ao abaixarmos o palato mole, exatamente como nas vogais nasais. Nesta fase o uso do espelho é importantíssimo. O aluno precisa ver o que ele está fazendo. Ao dizer ‘ng’ o aluno está praticando como abaixar o palato para desbloquear a passagem de ar ao nariz. Deixo o aluno praticar esse movimento por 1 minuto.

4)Depois eu peço para que os alunos se dividam em pares para monitorarem, durante 1 minuto, a produção uns dos outros.

5)Quando eles se sentirem confiantes para continuarem com a atividade, eu digo para eles dizerem a palavra ‘ bom’ como se terminasse em ‘ng’ .

6)Logo em seguida, eu os peço para dizerem a palavra ‘bom’ de uma maneira muito suave, quase sem voz. O som produzido é algo muito parecido ao que produzimos quando estamos com o nariz entupido. Neste momento os alunos, em pares, podem praticar a produção de ‘bom’ por 1 minuto.

7)Depois peço para os alunos usarem a tabela abaixo para praticar o som das vogais nasais em palavras diferentes. A tabela abaixo associa palavras inglesas com sons similares aos da língua alvo, língua portuguesa. Com esta tabela os alunos podem usar o inglês como base para conseguir produzir as vogais nasais. Geralmente os meus alunos passam 2 minutos produzindo, intercaladamente, as palavras com as suas duplas. É sempre muito divertido! Depois da atividade eles ainda terão que praticar em casa.


Example Pronunciation is similar to
ã lã Lamp
am campo Ample
an planta Plankton
em empréstimo Empower
en entre Enter
om compras Competition
on Contar Contrary
im Sim Scene
in Tinta Tinder
um un tumba or nunca
Tomb

Tab. Tabela de palavras inglesas com sons similares aos da língua portuguesa

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