Veja agora mesmo a nova edição #72 da Revista New Routes na íntegra!

BilinguismoEditorial NR

Obrigatória e Necessária

Educação financeira ganha força na educação bilingue e de línguas estrangeiras

A educação financeira é um tema que vem ganhando grande importância. Desde o início deste ano as escolas brasileiras devem estar 100% adaptadas às novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro delas, um ponto muito importante é que a Educação Financeira se tornou uma habilidade obrigatória na grade escolar. Além disso, o consumo consciente está entre as 17 metas de desenvolvimento sustentável global apontadas pela ONU e é uma das habilidades requeridas para a formação de um cidadão.

Contudo, a importância do aprendizado desse tema vai muito além da obrigatoriedade, se tornando um grande diferencial para instituições de ensino que inserem esse tema em seus conteúdos. Um exemplo disso é o sucesso do tema nas instituições bilingues.

Segundo o diretor de expansão e negócios internacionais da DSOP Educação Financeira, André Pasotto, programas pedagógicos pautados no tema educação financeira e com metodologia permitem formar uma geração empoderada, com os alunos adquirindo autonomia não só quanto a sua expressividade individual e cultural em idioma estrangeiro, mas enquanto atitude cidadã, familiar e social graças a uma postura transformadora construída aula a aula.

“Escolas bilíngues são muitas, mas e quanto ao conteúdo realmente condizente com a formação de um ser humano completo para enfrentar os novos desafios do mundo de hoje?”, questiona Pasotto.

Estudos e pesquisas indicam uma mudança cultural nos alunos que aprendem sobre esse tema, apontando que há a conscientização de que o ambiente escolar é o mais propício para o ensino dessa disciplina. Comprovando ainda que a família do aluno também é beneficiada.

Esse é um dos dados da Pesquisa de Educação Financeira nas Escolas ( https://youtu.be/VCke6ouBFk8), realizada pela UNICAMP e Instituto Axxus. A pesquisa aponta que a maior parte (71%) dos alunos que têm aulas sobre o tema nas escolas ajudam os pais a fazerem compras conscientes.

Com a educação financeira nas escolas bilingues, as instituições também enriquecem seus conteúdos diante a um novo cenário mundial no qual o tema ganha grande protagonismo. Assim, os benefícios são muito grandes, potencializando os resultados das instituições adotantes.

Related posts
AtividadesEditorial NRInglês

AN ACTIVITY TO TEACH ENGLISH USING SONGS

Editorial NRInglês

How do you say... in english?

Editorial NRInglês

Is there linguistic prejudice in ELT classes?

Editorial NRInglês

Bonnie Scotland

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.