Veja agora mesmo a nova edição #70 da Revista New Routes na íntegra!
Editorial NRNews

★Negociação salarial

Antes de negociar

  1. PESQUISE:
    Faça uma pesquisa de mercado. Quanto ganha em média um profissional do seu calibre, trabalhando para uma empresa de porte similar e com níveis de responsabilidade similar? Baseado nisso, é justo o que eles estão oferecendo?
    Informação é poder, por isso, quanto melhor informado você estiver, melhor poderá montar seus argumentos. Ao mesmo tempo avalie: a minha contraproposta é realista? A empresa conseguirá bancar esse salário?
  2. FAÇA UMA ANÁLISE HONESTA E JUSTA:
    Qual será a minha função? O que será exigido de mim? Quanto terei que trabalhar e me esforçar nessa nova posição para atingir as metas? Quais benefícios/ resultados trarei para a empresa? Isso é condizente com a oferta?
    Pense em todos os aspectos do seu trabalho e extraia esses itens. Independentemente da área, com certeza você vai agregar algo à empresa, senão não fará sentido sequer existir essa posição!
  3. QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS PARA A EMPRESA CONTRATANTE?
    Se eles não me contratarem, quais outras alternativas eles têm? Há muitos profissionais no mercado que conseguem produzir tanto quanto eu consigo? Há muitos profissionais com toda a bagagem profissional que eu tenho?
    No mercado profissional também vale a lei da oferta e da procura. Se uma área tiver oferta baixa de profissionais qualificados (ou seja, poucos profissionais disponíveis), e uma procura grande por esses profissionais (ou seja, muita demanda pelas empresas), logicamente os salários vão subir. E o contrário também é verdadeiro. Por exemplo, atualmente profissionais de áreas altamente demandadas, como Tecnologia, Construção Civil e Óleo e Gás são privilegiados, pois existem poucos profissionais qualificados no mercado, o que aumenta suas perspectivas salariais.
    Mas, mesmo que você não seja dessas áreas, também pode trabalhar para aumentar seu “passe”. Por que há jogadores de futebol que valem R$ 100 milhões, enquanto há aqueles que não valem nem R$ 100 mil? Se você deseja tornar-se um profissional de primeiro escalão, deve se esforçar para tal. É muito importante que você se mantenha atualizado e tente sempre fazer o melhor que pode, agregue experiência e torne-se muito bom em algo, pois assim você terá um superpoder de barganha na hora de negociar um salário!
  4. QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS PARA VOCÊ?
    Pense consigo: se eu não aceitar essa vaga, quais opções eu tenho? Posso trabalhar em outra empresa/ posição? Nessa outra oportunidade posso ganhar mais do que estão me ofertando? Estou desesperado por um emprego? Possuo um “plano B”?
    Esses aspectos não necessariamente serão usados explicitamente na negociação, mas são importantes de serem avaliados para que você consiga pensar de forma objetiva e obter um resultado positivo na negociação. Lembre-se da primeira regra de ouro de qualquer processo de negociação: não se apegue ao resultado. Isso não significa que você será indiferente ao resultado, mas sim que você não ficará devastado caso o resultado da negociação seja negativo.
    Dessa forma, você terá tranquilidade para negociar, e geralmente a parte que está tranquila, menos desesperada, é a parte que consegue obter resultados mais positivos.

Suggestions

Essa obra tem por objetivo auxiliar os profissionais a superarem os desafios de um processo seletivo em inglês de ponta a ponta, desde a confecção do currículo, até a negociação salarial. É dada atenção especial às entrevistas apresentadas de forma bilíngue e com diversos exemplos em inglês.

Related posts
Editorial NRInglês

How do you say ... in English?

Editorial NRInglês

HOW DO YOU SAY... IN ENGLISH?

Editorial NRInglês

Very british!

BlogCultura e EducaçãoInglêsNews

Material for online lessons

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.