Veja agora mesmo a nova edição #69 da Revista New Routes na íntegra

Disal IndicaEditorial NRIdiomas pelo mundo

★ Gramática Básica Do Português Brasileiro – Para Estudantes De Português Como Língua Estrangeira

A Gramática Básica do Português Brasileiro é uma gramática para estudantes da variante brasileira do português como língua estrangeira, nos níveis elementar e intermediário. Este livro apresenta uma descrição clara, útil e operativa do funcionamento dos aspectos gramaticais do português brasileiro.

As características fundamentais da GBPB são:

  • Explica as regras gramaticais do português brasileiro considerando sempre – tanto na descrição gramatical quanto nos exercícios – o significado e o uso real das formas gramaticais apresentadas.
  • Usa, de forma recorrente, uma série de elementos figurativos (desenhos, cores e outras convenções gráficas) para ajudar e facilitar a compreensão dos significados gramaticais.
  • Apresenta uma descrição minuciosa, prática e confiável das formas gramaticais: o(a) aluno(a) poderá aplicar de forma significativa e sistemática todas as regras descritas, assim como prevenir possíveis erros.
  • A variante brasileira da língua portuguesa apresenta grande variabilidade linguística, sobretudo devido a fatores como região geográfica, situação de comunicação e questões sociolinguísticas. Sempre que possível, a GBPB tenta estabelecer um diálogo entre o português monitorado e o não-monitorado. Em alguns casos, no entanto, optamos por seguir apenas a norma urbana culta do português brasileiro, por considerarmos que o interesse maior do(a) estudante de português é falar de acordo com as regras adotadas pela maioria dos(as) falantes nativos(as), não seguir abordagens prescritivas.

Estrutura

O livro é organizado em sete capítulos que abordam os principais aspectos do sistema gramatical do português do Brasil: substantivos e adjetivos, determinantes, pronomes pessoais, verbos, preposições, orações e ortografia. Esses capítulos contêm diversas subseções. Em cada uma delas se alternam partes teóricas que explicam um determinado conteúdo gramatical (acompanhadas de vários exemplos e ilustrações) com exercícios de aplicação imediata (que permitem que o(a) aluno(a) pratique e verifique se assimilou a explicação precedente). As subseções se conectam mutuamente através de muitas remissões de uma à outra. Além disso, a GBPB contém uma chave de respostas, tabelas de verbos conjugados (onde se encontram as conjugações dos verbos regulares e, em ordem alfabética, a dos principais verbos irregulares) e um índice temático que facilita a consulta sobre tópicos específicos. Instruções gramaticais e amostras de língua.

As instruções gramaticais (com poucos termos técnicos e vocabulário adequado ao nível), os esquemas, as amostras de língua que acompanham as explicações e as ilustrações foram elaborados levando sempre em consideração a perspectiva do(a) estudante. Foi considerada sempre a necessidade de se ensinar gramática de uma forma que atente para o caráter sistemático da língua, mas que também promova a produtividade das formas linguísticas abordadas.

Exercícios

A GBPB oferece amplas opções de exercícios de automatização, interpretação e produção, bem como de correção dos erros de interlíngua que os(as) alunos(as) possam ter. Todos os exercícios foram elaborados e ordenados de modo que o trabalho seja interessante, ameno e centrado no significado. Os exercícios apresentam a língua em contextos reais e verossímeis e, desse modo, permitem que se compreenda melhor o funcionamento da gramática. Além disso, os exercícios também apresentam respostas objetivas, para que o(a) aluno(a) possa controlar de forma autônoma sua aprendizagem, consultando a chave de respostas apresentada no final do livro.

Contextos educativos

A GBPB, por sua facilidade de uso e consulta, é um instrumento eficaz para a aprendizagem autônoma dos(as) alunos(as) de níveis elementar e intermediário. Apesar desse foco, a GBPB também é útil para qualquer estudante com um domínio mais avançado do português brasileiro, porque apresenta de forma inovadora os problemas mais típicos e recorrentes da gramática do português brasileiro, bem como proporciona explicações mais concretas das
praticidade de exercícios, a GBPB também pode ser usada por estudantes autodidatas e pessoas que não estejam matriculadas em cursos regulares de português. Nesses casos, a chave de respostas dos exercícios e as tabelas de verbos serão especialmente úteis.

Capítulo de degustação

https://www.difusion.com/wp-content/uploads/2018/04/gramatica-portugues.pdf

Gramática básica do português brasileiro

A Gramática básica do português brasileiro (GBPB) é uma gramática pedagógica para estudantes de português brasileiro em nível elementar. Neste livro, são abordados os aspectos mais problemáticos da gramática do português brasileiro. Além disso, são apresentadas explicações claras e fáceis, sempre seguidas de exercícios contextualizados, variados e úteis. A GBPB promove a aprendizagem autônoma do estudante e, portanto, pode ser usada sem a ajuda do professor ou como complemento de cursos de português brasileiro como língua estrangeira também em níveis acima do elementar.

Related posts
Editorial NREu recomendoInglês

Science taken to its best!

Editorial NRInglês

Food and eating

Editorial NRInglês

★ Funny

Editorial NRInglês

★ Stupid, Idiot

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.