Lilian é uma aluna exemplar. Adora o idioma que é ensinado e realiza todas as tarefas solicitadas com muita atenção. Além do que é pedido em aula dedica boa parte de seu tempo praticando o idioma através de músicas, filmes e livros. Realmente seu desempenho é brilhante!!!
Será que encontramos alunos como Lilian facilmente? Se fosse assim nosso trabalho seria “moleza”, mas o que acontece com aqueles alunos que apresentam resistência?
Alguns alunos podem não gostar do idioma e o seu estudo ser apenas mais uma obrigação imposta pela escola ou trabalho.
São esses alunos, geralmente adultos, que podem chegar em nossas salas, com altas expectativas de resultados e pouca dedicação por falta de tempo.
Dominar um idioma requer muito estudo e prática, levando tempo, o que pode causar frustração e desmotivação.
É nesse momento que o papel do professor entra em ação, através de conversas e atividades lúdicas, que podem tornar o aprendizado mais leve e prazeroso.
Pensar em estratégias que motivem o aluno é muito importante. É preciso envolver o aluno, escutá-lo, desenvolver o conteúdo motivando-o sempre a reconhecer suas pequenas vitórias e progressos.
E para alcançar o aluno, é preciso que o professor esteja motivado. Professores motivados geralmente motivam alunos.
E você, como professor de idiomas, como motiva seus alunos?