Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

BlogCultura e Educação

É preciso motivar alunos no curso de idiomas? – Maria de Fátima

Lilian é uma aluna exemplar. Adora o idioma que é ensinado e realiza todas as tarefas solicitadas com muita atenção. Além do que é pedido em aula dedica boa parte de seu tempo praticando o idioma através de músicas, filmes e livros. Realmente seu desempenho é brilhante!!!
 
Será que encontramos alunos como Lilian facilmente? Se fosse assim nosso trabalho seria “moleza”, mas o que acontece com aqueles alunos que apresentam resistência?
 
Alguns alunos podem não gostar do idioma e o seu estudo ser apenas mais uma obrigação imposta pela escola ou trabalho.
 
São esses alunos, geralmente adultos, que podem chegar em nossas salas, com altas expectativas de resultados e pouca dedicação por falta de tempo.
Dominar um idioma requer muito estudo e prática, levando tempo, o que pode causar frustração e desmotivação.
 
É nesse momento que o papel do professor entra em ação, através de conversas e atividades lúdicas, que podem tornar o aprendizado mais leve e prazeroso.
 
Pensar em estratégias que motivem o aluno é muito importante. É preciso envolver o aluno, escutá-lo, desenvolver o conteúdo motivando-o sempre a reconhecer suas pequenas vitórias e progressos.
E para alcançar o aluno, é preciso que o professor esteja motivado. Professores motivados geralmente motivam alunos.
E você, como professor de idiomas, como motiva seus alunos?

About author

Professora de inglês há mais de vinte anos com certificação internacional pelas universidades de Cambridge, Oxford and Michigan e artista plástica pela FAAP, gosta de compartilhar ideias que surgem nas aulas de inglês, com professores de idiomas. Ministrou vários workshops para professores na SBS, além de ter tido vários etalks publicados. Compartilha ideias no blog www.idiomascomarte.blogspot.com.br Site: www.inglescomprazer.com.br Contato Whatsapp (11) 93031 6063 Email: marifa2006@terra.com.br
    Related posts
    BlogWebinar

    Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

    Blog

    Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

    BlogInglêsWebinar

    New competencies to teach Young Learners

    BlogInglês

    Classroom management for young learners

    Assine nossa Newsletter e
    fique informado

      E-mail

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Espere um pouquinho!
      Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
      Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.