Veja agora mesmo a nova edição #72 da Revista New Routes na íntegra!

BlogCultura e Educação

Guia pedagógico para famílias

Poucas coisas são, ao mesmo tempo, tão desafiadoras e tão recompensadoras quanto a criação de um pequeno ser humano. São noites insones, ligações para os médicos, descoberta de receitas e métodos de introdução alimentar, preparação do quarto, enxoval… isso tudo antes mesmo da criança começar a engatinhar.

Conforme o bebê se torna uma criança e a criança se torna um adolescente, compreender o que se passa com esse ser vai se tornando progressivamente mais complicado. Pedagogos dedicam toda sua vida profissional para entender melhor como lidar com os processos pelos quais humanos em desenvolvimento passam e como isso interfere em sua educação.

Este guia pedagógico é um convite para saber um pouco mais sobre o que está acontecendo com o ser humano pelo qual você é responsável. Aqui, você será apresentado a conceitos fundamentais de diferentes áreas, e receberá indicações de como se aprofundar nos temas em que tiver maior interesse.

O guia está dividido em quatro partes. Na primeira, falaremos de desenvolvimento infantil e aprendizagem. Se você quer saber mais sobre os processos pelos quais a criança está passando, nessa seção você encontrará mais informações sobre isso e seus impactos no processo de aprendizagem. Aqui também falamos sobre algumas metodologias relevantes e suas visões de como o processo de aprendizagem pode ser conduzido

Dedicamos a segunda parte a dois conceitos que têm sido bastante discutidos, mas muitas vezes superficialmente: disciplina positiva e comunicação não violenta. Se você quer saber mais sobre a diferença entre esses conceitos e permissividade, nesta seção encontrará mais respostas.

A terceira parte trata de dificuldades de aprendizagem. Ouvimos muito falar sobre elas, seja na mídia, seja em materiais pedagógicos. Buscamos então entender um pouco mais sobre como identificá-las e o que fazer para mitigá-las.

Por fim, concluímos com tópicos para quem está criando filhos no século XXI. Em um mundo em constante mudança, quanto do que sabemos com base no passado pode ser utilizado na era do smartphone e da conectividade total? Como podemos ajudar nossos filhos a lidar com um mundo para o qual nem sempre nós estamos preparados? Nesta seção, buscamos sugerir alguns caminhos que podem ser seguidos.

Entendemos que, nesse momento de acesso abrangente à informação, faz-se necessário um guia que apresente o essencial a respeito dos tópicos acima e forneça direções que podem ser tomadas para que cada responsável escolha se aprofundar no(s) tema(s) que acha mais relevante. Por isso, na seção Para saber mais, indicamos leituras que podem auxiliar nesse aprofundamento. Quando falamos de pesquisadores e teóricos, a seção O nome por trás da teoria contextualiza brevemente a época em que o autor ou autora produziu seu trabalho. Ao final do guia, a seção A visão da arte apresenta sugestões de filmes, séries e livros que discutem ou apresentam os temas tratados, para fornecer exemplos que podem ser assistidos ou lidos e ajudam a compreender melhor a teoria

Não sinta que deve ler este guia do começo ao fim, sem parar; seu objetivo é servir de material de consulta, para que possa sanar dúvidas pontuais quando possível e indicar outros materiais, quando o conteúdo for mais complexo que o escopo deste guia.

Para acessar, faça o download do arquivo abaixo.

Related posts
BlogInglês

Our Thoughts Have No Official Language

BlogInglês

The trifecta of learner engagement

BlogInglês

Learning a Second Language

BlogInglês

"The art of teaching is the art of assisting Discovery".

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.