Veja agora mesmo a nova edição #72 da Revista New Routes na íntegra!

Cultura e EducaçãoDisal Indica

Disal Indica – Guia Especial Robótica com Sucata para todos

Guia Especial

O trabalho de robótica nasceu em 2015, da vontade de transformar o aprendizado dos estudantes da periferia da zona sul da cidade de São Paulo. O trabalho foi estruturado a partir de um problema trazido pelos alunos “o lixo” que impedia os estudantes de irem à escola em dias de chuva e trazia doença como dengue e leptospirose.

Robótica com Sucata

O projeto Robótica com Sucata foi desenvolvido e estruturado para transformar a vida de crianças e jovens da periferia de São Paulo e traz ao palco a construção de utensílios reciclados do lixo retirado das ruas de São Paulo como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, de eletrônica e de robótica.

O projeto tem atuado diretamente na transformação da vida de 2000 jovens e crianças da comunidade escolar da rede pública, que participam ou já participaram do projeto. O trabalho é organizado para mobilizar uma prática pedagógica e formativa, que incentive a aprendizagem do aluno pela sua criatividade e o estimula a experimentação de ideias e exploração de pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções que se destaca é a reciclagem feita pela coleta de lixos de São Paulo que dão origem a construção de robôs e materiais de eletrônica.

O projeto ainda propõe a construção de carrinhos motorizados, robôs pessoais com placas programáveis como arduinos e microbit, máquina de refrigerante, aspirador de pó, entre outros. Desta forma, o Robótica com Sucata envolve diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma aprendizagem mais ativa e atuante ao aluno. Mais do que isso, o projeto tem ajudado a pensar a escola que não só produza conhecimento, como também traga contribuições locais, como: a retirada de lixo das ruas de São Paulo, 1 tonelada de materiais recicláveis, transformando em protótipos com funcionalidades específicas, estimulando a responsabilidade social e o pensamento científico.

Para saber mais sobre este projeto acesse: https://deboragarofalo.blogosfera.uol.com.br/2019/10/01/a-hora-e-a-vez-da-robotica-com-sucata/

A Autora

Débora Garofalo: Formada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Unicamp, cursando Mestrado em Educação pela PUC SP. Experiência de 15 anos na da rede Pública de São Paulo. Atualmente é Gestora de Tecnologias da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Colunista de Educação Inovadora no Blog Redes da Editora Moderna, e colunista de Educação no UOL.

Recebeu diversos prêmios importantes pelo trabalho desenvolvido na educação pública, Vencedora do Prêmio Professores do Brasil 2018, Vencedora da Aprendizagem Criativa Brasil do MIT 2019,  recebeu a medalha dos pacificadores da ONU. Em 2019 foi a primeira mulher brasileira e a primeira Sul Americana a chegar entre os top 10 do Global Teacher Prize, Nobel da Educação, sendo considerada uma das 10 melhores professoras do Mundo. É integrante da comissão em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Palestrante em grandes eventos nacionais e internacionais como: Brazil Conference, em Havard, EUA, École Polytechnique, 2019, França com temas relacionados a Tecnologias, Cultura Maker, Robótica com Sucata, Gêneros Digitais, Educação 4.0.

Fonte

https://deboragarofalo.com.br/meus-livros/

Related posts
Disal IndicaEditorial

Disal Indica - 101 Grammar Questions

BlogCultura e EducaçãoInglês

Building with authentic materials

BlogCultura e Educação

Guia pedagógico para famílias

BlogCultura e Educação

Entendendo o texto, hoje: multiletramentos na escola

Assine nossa Newsletter e
fique informado
E-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.