Nova edição da Revista New Routes: Acesse agora mesmo a edição #68 da Revista New Routes na íntegra!

BlogCultura e Educação

Fábrica da Prática – Aulas Temáticas

Há 11 anos trabalhando em uma escola de idiomas, que é um projeto social, percebi a necessidade que a maioria dos alunos têm de colocar em prática o que aprenderam na teoria. Muitos nunca pisaram em um aeroporto nem tem a rotina de comer em restaurantes. Seria inviável financeiramente para a escola montar o seu próprio restaurante ou mesmo fazer uma viagem de avião com os alunos.

Foi aí que surgiu a ideia de montarmos um “fake restaurant” na sala de aula. Hambúrguer de isopor, porção de batatas fritas feitas com esponja de banho e porção de cebolas fritas feitas com rolo de papel higiênico, foram algumas das ideias que tivemos. Juntando reciclagem com artesanato, as aulas temáticas tem sido um enorme sucesso para todas as faixas etárias. Nessa aula podemos abordar os usos de “would like” para os pedidos, vocabulário de pratos, bebidas, sobremesas e utensílios de um restaurante e dicas culturais. Os alunos recebem no início da aula cartões de crédito e dinheiro (simulando dólar), com isso estimulamos o aluno a trabalhar com orçamento. Após lerem o cardápio, nós tiramos o pedido de cada aluno (sempre utilizando o idioma) e desafiamos a cada um deles criando circunstâncias inusitadas, como entregar o pedido errado propositalmente ou mesmo dizer que algum dos pratos não está mais no cardápio. Durante as refeições os alunos tem a possibilidade de interagir com os demais alunos e “atendentes”. Ao final da aula eles pedem para fecharmos a conta, juntos conferimos todos os itens pedidos na comanda e aproveitamos para treinar os valores no cardápio. Eles, então, efetuam o pagamento de acordo com as dicas de “tips” que abordamos como dica cultural.

Há alguns anos lecionando Inglês para comissários de voo, decidimos montar um avião na sala de aula. Me vesti de comissária chefe e os alunos foram os nossos passageiros. Speeches em Inglês, serviço de bordo e simulador de voo, foram ferramentas que usamos para deixar a aula o mais real possível. Resultado: TODOS os outros alunos querem ter a mesma aula. Nessa aula podemos abordar os modal verbs, would like, doenças e sintomas e vocabulário de aviação. Os alunos embarcam levando malas pequenas, em cada mala há palavras em Inglês, tais como: grammar, vocabulary, verbs, adjectives, pronouns, etc, para que eles possam refletir sobre a bagagem de conhecimento que eles possuem no tempo de estudo que já tiveram. Fazemos os speeches em Inglês e Português, como acontece nas empresas aéreas. Conferimos os cintos de segurança, as bagagens e decolamos. Fazemos o serviço de bordo e criamos situações possíveis de acontecer em um voo, como por exemplo turbulência, passageiro passando mal, o uso de eletrônicos em decolagens e pousos e por aí vai!

A partir dessas duas aulas, já criamos um navio cruzeiro , também com ambientes temáticos e a nova aula de 2019 é a mini cidade, com uma garage sale, farmácia, escola de intercâmbio, escritório de turismo e mercado.
Tendo ciência da rotina acelerada de todos os professores, criamos a Fábrica da Prática, que é uma empresa com foco em desenvolvimento de soluções em conteúdos práticos de imersão na Língua Inglesa.
Para você, professor, que dá aulas em escolas, em casa, na casa do aluno ou mesmo em empresas: que tal montar uma aula temática? Monte um mercadinho com embalagens vazias de sabonete, shampoo, detergente, salgadinho, torrada, caixa de leite ou suco e trabalhe preços com os seus alunos, comparativos e superlativos ou vocabulário. Tantas coisas que jogamos fora, não é mesmo? E se você guardar caixinhas vazias de remédios e montar uma farmácia? Ensine sintomas e doenças, pois isso faz toda a diferença quando se está fora do país. E uma loja de roupas? Coloque peças de roupas, calçados e acessórios na sala. Ensine vocabulário, tamanhos, preços, cores, etc. Enfim, as possibilidades são inúmeras, então deixe a imaginação fluir. Mas caso precise de algo, a Fábrica da Prática está aqui para te ajudar!!

A Fábrica da Prática trabalha com consultorias presenciais e virtuais, sempre visando auxiliar e entender a realidade de cada professor para que todos possam desenvolver aulas temáticas. Também produzimos kits de aulas feitos com um material que não quebra nem traz riscos à saúde. Cada kit traz uma proposta de aula e é desenvolvido para que sua imaginação seja livre para criar várias situações e para que seus alunos sintam prazer durante as aulas. Na parte de eventos, trazemos propostas reais de imersão, como o Dive in Night, que é um jantar imersivo onde falantes, professores e alunos poderão desfrutar de um delicioso jantar em um dos restaurantes parceiros e praticar o idioma.

Nosso próximo Dive in Night será dia 12/07 no restaurante Mise en Place – Freguesia do Ó, das 19h30 às 23h30. Todos os leitores do Blog da Disal estão convidados!


Renata Lauzem
Contatos: WhatsApp 98579-8822 / facebook.com/fabricadapratica / @fabricadapratica / [email protected]

Renata Lauzem é professora de Inglês e Coordenadora da CLLI, um projeto social existente há mais de 20 anos. Formada em Gestão de Negócios, sempre se interessou por empreendedorismo e finanças. Em 2019 lançou seu mais novo projeto- Fábrica da Prática – uma empresa voltada para soluções de aulas práticas para professores de idiomas.

About author

Renata Lauzem é professora de Inglês e Coordenadora da CLLI, um projeto social existente há mais de 20 anos. Formada em Gestão de Negócios, sempre se interessou por empreendedorismo e finanças. Em 2019 lançou seu mais novo projeto- Fábrica da Prática - uma empresa voltada para soluções de aulas práticas para professores de idiomas.
Related posts
Aconteceu no mercadoBlog

Programação de Eventos 2019

BlogCultura e Educação

The pineapple

Cultura e EducaçãoEditorial NR

★ Interview with Elaine Hodgson

BlogCultura e Educação

Cambridge Day 2019 – Building brighter futures together

Assine nossa Newsletter e
fique informado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere um pouquinho!
Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.