Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

BlogCultura e Educação

Aulas de inglês online: Desafio necessário?

Após praticamente um ano de pandemia, você tem se adaptado bem às aulas online?

Como tem sido esta experiência para você?

Sei que as aulas online têm sido motivo de cansaço e aborrecimento para
muitos professores. Acostumados com aulas presenciais e usando recursos disponíveis em sala de aula, ficou difícil para muitos educadores aceitarem esta transição.

Como tenho trabalhado com aulas de inglês online desde 2013, não foi tão duro assim ministrar cursos desta forma.

Pelo contrário, aprimorei-me cada vez mais no preparo das aulas e pude observar que usando o programa Skype ( que acredito ser objetivo e claro), por exemplo, é possível escolher vídeos, filmes, jogos, artigos, exercícios e músicas e compartilhar esses “achados” com o aluno.

Assim, a dinâmica da aula acontece!!!

Podemos adotar um livro de gramática com resposta como “fio condutor” e “rechear” este conteúdo com vídeos, movie trailers, etc; o que sua imaginação permitir encontrar na internet.

O livro de gramática pode ser adquirido pelo professor e pelo aluno para que acompanhem as lições, como uma referência.

A aula é então enriquecida com a variedade de recursos da internet como foram mencionados acima.

Desta maneira, o conteúdo das estruturas em inglês é melhor assimilado pelos links escolhidos pelo professor.

O professor, por sua vez, fica extremamente motivado ao procurar estes materiais na web, tornando a aula mais personalizada e criativa.

Parece que fica uma experiência mais autêntica e o aprendizado muito prazeroso.

Professores e alunos mais motivados produzem os melhores resultados.

Posso aqui mencionar alguns exemplos de conteúdos online:

Praticando o “listening” ( a compreensão de áudio em inglês:
  1. Escolha um trailer de filme de sua preferência (que não seja de ação, pois falam rápido demais)
  2. Peça ao aluno assisti-lo e se divertir.
  3. Peça ao aluno assisti-lo novamente anotando as palavras ou frases que consiga identificar.
  4. A partir destas palavras, peça ao aluno escrever 3 frases sobre o trailer do filme, usando estruturas e vocabulário que possa dominar.

Neste tipo de atividade o aluno pode praticar o “listening” e o“writing” usando aquilo que já conhece no idioma. Geralmente alunos queixam-se por não entenderem filmes de Hollywood.

Com a prática descrita acima o aluno irá perceber que é possível entender o contexto se prestarmos atenção naquilo que já conhecemos e não em palavras desconhecidas. É um grande exercício de percepção e postura.

Por exemplo, baseando-se no movie trailer de “Letters to Juliet” https://www.youtube.com/watch/prc50Uod_vQ “Cartas para Julieta”, o aluno intermediário pode anotar as seguintes palavras:

Verona, Italy
Heart broken
Letter
Changed my life
I left him waiting for me
I have to write back
She deserves an answer
My name is Sophie
May I come with you?
I am Lorenzo Bartolini
I need more time
Oh , my God!
I´ve had the most incredible few days.

Mesmo o aluno básico conseguirá entender as palavras:

Italy
Heart
Letter
Changed my life
My name is Sophie
May I come with you?
I am Lorenzo Bartolini
I need more time
Oh, my God!

É importante encorajar o aluno e dizer que tudo o que ele conseguir entender neste trailer é lucro! Mesmo sendo poucas palavras!

Após elaborarem esta lista de palavras ou frases captadas podem expressar-se interpretando o movie trailer com estruturas e vocabulário que já tenham comando. Por exemplo, para o aluno básico, é possível construir estas frases:

  1. Sophie is in Italy.
  2. She finds a letter.
  3. This letter changes her life.

Para o aluno intermediário, é possível construir estas frases:

  1. Sophie went to Italy.
  2. She found a letter that changed her life.
  3. She decided to help an old lady look for her soulmate Lorenzo.

Alunos ficam maravilhados com esta descoberta!!É possível praticar o inglês, por exemplo, em qualquer nível baseando-se em movie trailers, desde que se concentrem em palavras e frases conhecidas e que já tenham o domínio.

Esta é apenas uma das muitas ideias que eu gostaria de compartilhar, usando a internet.

Recursos como esse deixam a aula mais colorida e divertida!!

Aulas de inglês online podem ser incríveis! Acredite!
Um grande abraço,
Maria de Fátima

About author

Professora de inglês há mais de vinte anos com certificação internacional pelas universidades de Cambridge, Oxford and Michigan e artista plástica pela FAAP, gosta de compartilhar ideias que surgem nas aulas de inglês, com professores de idiomas. Ministrou vários workshops para professores na SBS, além de ter tido vários etalks publicados. Compartilha ideias no blog www.idiomascomarte.blogspot.com.br Site: www.inglescomprazer.com.br Contato Whatsapp (11) 93031 6063 Email: marifa2006@terra.com.br
    Related posts
    BlogWebinar

    Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

    Blog

    Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

    BlogInglêsWebinar

    New competencies to teach Young Learners

    BlogInglês

    Classroom management for young learners

    Assine nossa Newsletter e
    fique informado

      E-mail

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Espere um pouquinho!
      Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
      Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.